Aulas de trapézio: como funcionam?

O trapézio é uma das lindas modalidades do circo que realmente levam o praticante para as alturas com ótimas acrobacias.

Antes de tudo nós passamos alguns alongamentos para preparar os músculos e deixá-los em perfeitas condições para o treino, que exige bastante força. Depois disso, começam os treinos já no trapézio com alguns movimentos básicos, porém mais perto do chão, assim como conta Matheus Prado em um dos blogs da revista Veja SP:

“Primeiro, os instrutores comandam uma série de alongamentos daquela que você vai se lembrar nos próximos dias. É compreensível, pelo que se avizinha na aula. Para quem está começando, há ainda uma prévia do que é feito lá no alto num trapézio mais próximo ao chão. Estiquei os braços e apoiei o peso ali. O professor disse então: “Agora passa as pernas pela barra e se segura pelos joelhos”. Ri de nervoso e tive a certeza que não ia rolar. Ele ajudou a levantar minhas pernas com as mãos, e rolou. Estava ali o knee hang, ou balanço pelos joelhos, um dos movimentos-base da prática.” 

O trapézio ajuda bastante no trabalho da coordenação motora do aluno, sua concentração e seu autocontrole, auxiliando também na descoberta de habilidades que até então estavam “escondidas”. Atualmente existem alguns tipos de trapézio como o Fixo, de Balanço, Duplo, Triplo e Voador, por exemplo. As diferenças entre eles estão principalmente no formato, tamanho do aparelho e nas manobras realizadas em cada um deles. Ah, e o trapézio não exercita somente o músculo trapézio! Ele exercita também o abdômen, glúteo e quadríceps. 

Agende sua aula com a Trupe Uaah! e movimente o esqueleto conosco!

Fale conosco.